Tudo começou quando um grupo de Universitários Madeirenses juntou-se numa típica tasquinha desta ilha com o intuito de reviver a tradição das Estudantinas do antigo Liceu do Funchal do 1º quartel do século XX. Fomentando o interesse em seduzir as belas moças e os valores estudantis, pretende unificar toda a Academia através da música, servindo de elo de ligação entre as Instituições de Ensino Superior desta magnífica Ilha.
A Estudantina Académica da Madeira representa a Academia Madeirense uma vez que congrega estudantes e antigos estudantes de todas as Escolas de Ensino Superior desta Região Autónoma: Universidade da Madeira, Instituto Superior de Administração e Línguas e Escola Superior de Enfermagem S. José Cluny. Actualmente é composta por 20 trovadores, alguns dos quais antigos elementos de outras Tunas. A alegria extravasante e o contacto directo com o público são os traços principais desta Tuna.
Estreou-se no dia 29 de Abril de 2000 durante a VII Semana Académica da UMa e tem procurado criar sempre um amplo repertório de originais e trechos musicais da tradição cultural madeirense. Com mais de 150 actuações realizadas e alguns prémios conquistados em Festivais de Tunas, a Estudantina tem já editado um trabalho discográfico intitulado “Ensaio Geral”. Tem ainda levado o bom-nome da Região além – fronteiras (Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha e Inglaterra). Anualmente organiza no Cento de congressos do Casino da Madeira o Festival Internacional de Tunas do Atlântico.
Após sucessivas tentativas falhadas, ao longo de vários anos, para criar uma Tuna que dignificasse a nossa comunidade estudantil, um grupo de amigos reuniu-se numa friorenta noite, a 8 de Novembro do ano de 2001, no Castelo da mui nobre cidade Albicastrense, para constituir a Tuna há tanto esperada. Os dedos estavam enregelados e as gargantas também, mas com o auxílio da bendita ginja, já se entoavam algumas melodias do que prometia ser a TUSALD, a Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
Muitos foram os que por ela passaram, deixando belas melodias, das quais o primeiro original, intitulado “Ganda Estudo”.
Assim, a TUSALD, juntamente com os seus Tunos, Tuninas e respectivos Caloiros, reles bestas que ousam sequer desafinar, estrearam-se pela primeira vez ao público, nas comemorações do 54º Aniversário da ESALD, a 7 de Junho de 2002.
Desde então, a mui nobre Tuna, tem actuado em diversos bares da cidade Albicastrense e em diversas comemorações, sempre prezando o espírito académico e exaltando o grande Deus Baco pelo belo vinho que tem sempre aquecido as almas de todos os que compõem a TUSALD
A Tuna da Universidade Sénior de Castelo Branco foi fundada em Novembro de 2009 da vontade dos alunos da USALBI em ter um grupo que representasse a sua escola musicalmente e como forma de mostra a alegria e jovialidade dos seus elementos.
Conta desde a primeira hora com o apoio da Estudantina Académica de Castelo Branco.